Institucional

Concepção de Escola

Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.(Paulo Freire)
A função da escola é de proporcionar um conjunto de práticas pré-estabelecidas, tendo o propósito de contribuir para que os alunos se apropriem de conteúdos sociais e culturais de maneira crítica e construtiva.

A mediação da escola é concebida através da passagem do saber difuso e parcial, desarticulado que a criança apresenta no início do processo de escolarização para o saber sistematizado e organizado, encontrado na escola, para assim, compreender e intervir na sociedade em que está inserido.

Como função educativa e transformadora, seu objetivo é o de provocar e facilitar a reconstrução de conhecimentos, atitudes e formas de conduta que os (as) alunos (as) assimilam direta e criticamente nas práticas sociais de sua vida anterior e paralela à escola.

Nela encontra-se a possibilidade de promover a criança integrando os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais, considerando-a como um ser completo e ao mesmo tempo indivisível.

É concebida como um local de estudo, de debate pedagógico, de tomada de decisões coletivas sobre como deve ser conduzido o ensino, bem como sobre a sua forma de organização interna e sua relação com as diferentes instâncias sociais.

A escola ao tomar para si o objetivo de formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade, buscará eleger, como objeto de ensino, conteúdos que estejam em consonância com as questões sociais que marcam cada momento histórico, cuja aprendizagem e assimilação são consideradas essenciais para que os alunos possam compreender, elaborar e expressar sua própria concepção de sociedade, tendo a condição de compreende-la e intervir sempre que achar necessário transformando-a.

Rua: Rui Barbosa, 380, Centro, Campo Largo.

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